A Associação para o Desenvolvimento de Capacidades Sobre Género (ADC Género), com sede em Maputo é uma organização não-governamental moçambicana dedicada à produção de conhecimento e desenvolvimento de capacidades para a mobilização e advocacia social e comunitária, através de abordagens transformativas de género e Comunicação de Mudança Social e Comportamental (SBCC), promovendo um maior conhecimento e reflexão profunda nas organizações, instituições e comunidades.
O(A) Assessor(a) sénior – Especialista em Educação em Sexualidade Abrangente (ESA) será responsável pela coordenação das atividades da ADC Género na componente da ESA. Fortalecer as capacidades da organização; coordenar os programas da ESA nas diversas áreas de intervenção no país com os diversos parceiros.
Estará subordinado ao CEO da ADC Género, as suas responsabilidades são as seguintes;
- Fornecer apoio técnico e de coordenação para fortalecer as capacidades dos parceiros sobre ESA de qualidade para alunos dentro e fora da escola; e desenvolver estudos para informar os programas e atividades da ESA.
- Desenvolver diretrizes e ferramentas robustas de monitoria e avaliação para avaliar o processo, os resultados e o impacto da ESA nas escolas e comunidades.
- Adaptar a orientação técnica e programática internacional sobre ESA para o contexto moçambicano.
- Desenvolver programas (atividades) com os principais grupos específicos de jovens e adolescentes (rapazes e raparigas jovens vivendo com HIV; pessoas com deficiência; profissionais do sexo; LGBTQI; mães adolescentes; pessoas em situação de emergência e em zonas de conflito armado, entre outros).
- Desenvolver um kit de ferramentas para que as Organizações da Sociedade Civil implementem o ESA fora da escola, incluindo grupos específicos de jovens, por meio de um processo consultivo e em colaboração com os jovens.
- Trabalhar para promover um discurso comum – em colaboração com parceiros identificados que apoiem a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos, e intervenções baseadas em evidências que promovam normas, atitudes e comportamentos equitativos de gênero, como a ESA.
- Desenvolver e implementar uma estratégia nacional para a implementação de padrões internacionais sobre ESA.
O(a)s candidato(a)s interessado(a)s devem apresentar Licenciatura ou Pós-graduação em Educação, Ciências Sociais ou áreas afins. Devem ter um mínimo de 5 anos de experiência de trabalho. Conhecimento e experiência em lidar com ONG’s e doadores internacionais será uma vantagem. Ser fluente em língua inglesa e Portuguesa (oral/escrito). Encorajamos candidaturas de mulheres.
Os candidatos interessados deverão submeter sua candidatura através do endereço geral@adcgenero.org.mz usando referência 001ESA. Os requisitos para a candidatura são: carta de candidatura, CV em Inglês ou Português (máximo de 3 páginas), cópia de certificado académico, fotocópia do Bilhete de Identidade. A submissão das candidaturas termina no dia 30.04.2024.
